Enigma...

Monday, February 9, 2009

Tudo a ir buscar um papel e uma caneta...
Vão lá, que eu espero!!
Tudo pronto?
Então vamos lá...



Vamos imaginar uma célula (podia ser outra coisa qualquer, mas no caso em questão era uma célula!)...
E agora vamos imaginar que essa célula se divide em duas a cada 5minutos...
E agora respondam-me lá quantas células teremos ao fim de meia hora!!!




Eu fiz as minhas contas e disse um valor, pelo que me disseram que estava errado!
Voltei a refazer as minhas contas com a confirmação de quem estava comigo, e todos concordaram...


Mas normalmente o Trivial Persuit é que manda e sabe tudo, por isso fico na dúvida...
Vá, tudo a fazer as continhas, esquemas e mais o que precisarem, e digam números para eu comparar!

16 Comments:

Blogger Bonga said...

2^6-1 = 63

February 9, 2009 at 4:31 PM  
Blogger guida said...

Ah, esqueci-me de dizer que os resultados têm de ser acompanhados por explicação coerente!!!
Porquê -1??? Não tem lógica...

February 9, 2009 at 4:33 PM  
Blogger Bonga said...

Ok, só disse 63 pq ja sabia da história...

Vamos lá ver então... Um bocadinho de escola...

inética do crescimento exponencial

Durante o crescimento exponencial, o número de células aumenta de acordo com uma exponencial de base 2 (ver Tempo de geração ou duplicação). De facto, a duplicação de 2 células em 4 pode ser expressa como 21 -> 22, a de 4 em 8 é expressa como 22 -> 23, e por aí adiante. Existe pois uma relação entre o número de células presentes no início (tempo zero) do crescimento exponencial e o número de células presente após um período t desse crescimento exponencial, dada pela seguinte equação:

Nt=N0*2^n

sendo que:
Nt = Nº de células no após a divisão desejada(6).
N0 = Nº de células no tempo 0 (1).
n = nº de divisões (6).

Assim a resposta à tua pergunta é

Nt = 1*2^6 = 64

http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=233

Está aqui...

February 9, 2009 at 4:42 PM  
Blogger guida said...

Isso foi o que eu disse, mas o Sr. Persuit (Trivial de primeiro nome) disse que não...

February 9, 2009 at 4:47 PM  
Blogger BigInJapan said...

Quando dizes se dividem em duas... Queres dizer multiplicam-se? :?

0min = 1
5min = 2
10min = 4
15min = 8
20min = 16
25min = 32
30min = 64

No hablo español... no lo sei!

February 9, 2009 at 5:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Peguem numa calculadora e não matem a cabeça, valha-me Deus!

February 9, 2009 at 10:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

supostamente ao final de 30min serao 127 celulas, mas parece k a rsp k te dao é 63 o k esta bem se for 25 min... estao se a esquecer de contar c a primeira célula, logo o nº k dá é smp impar, ao final de 5 min têm 3 e nao 2 células

February 9, 2009 at 11:22 PM  
Blogger Bonga said...

Parece que isto se vai tornar um fórum de crescimento microbiano...

February 9, 2009 at 11:29 PM  
Blogger F said...

Ora vem aqui um engenheiro comentar células... mas como e com numeros pode ser que a coisa funcione...

hum eu diria assim de repente 2 levantado a 6 = 64.

Assim que acontece a primeira divisão (aos 5 minutos) o número de células passa a 2, não podendo ser mais impar até ao final do crescimento, comportando-se a partir daí como uma função exponencial de base dois, ou seja, para mim a resposta certa é a que já foi dada pelo Bonga e pela Elma...

Mas vá células não é comigo... :P

De qualquer modo se o trivial deu outra resposta só pode estar praí algum truque pelo meio (ou Truco como dizem os nossos amigos espanhóis) eheh


Beijo e parabéns pelo blog...

Vou estando atento!
;)

February 10, 2009 at 9:37 AM  
Blogger F said...

This comment has been removed by a blog administrator.

February 10, 2009 at 9:43 AM  
Blogger Farinha said...

Epah, parece-me simples:

1 * 2^6

Anonymous: ao fim de 5 minutos tens 3 células? Mas que raio de contas andas para aí a fazer? Há uma, ao fim de 5 minutos divide-se em 2. Ficas com 2...
E o número vai ser sempre par, porque qualquer número inteiro multiplicado por 2, que é o que acontece em cada 5 minutos, dá um número par.

February 10, 2009 at 11:53 AM  
Blogger Bitoque clássico said...

na na na só prozada a responder ao post.
O portugês é claro, não vale a pena complicar com exponenciais. Isso de complicar não é para princesas.

meia hora tem 6 períodos de 5 min, multiplicando por 2, xaran, é so fazer as contas (ainda vou parar a primeiro ministro).

Luta Contra o sistema, se censuras este nem sei o k te faço.

February 10, 2009 at 2:29 PM  
Blogger Bitoque clássico said...

A razão pela qual não devemos usar o exponencial é pq a princesa no enunciado não tem a frase "e assim consecutivamente", ou seja pelo texto apenas a primeira se divide em 2, as células filhas não se dividem.

Afinal quem está certo?

February 10, 2009 at 4:36 PM  
Blogger guida said...

Esqueci-me desse pormenor do "e assim consecutivamente", mas era isso que eu queria dizer, elas continuam a dividir-se!



Eu cá sou das que acho que o valor é 64, mas realmente na resposta do jogo tinha 63, e o meu problema é que eu não consigo perceber porquê...

February 10, 2009 at 11:33 PM  
Blogger Célia Santos said...

Se calhar ele pergunta quantas novas células tens e como a primeira já é antiga, nao conta. Realmente tens 64 mas se tirares a primeira ficas com 63...

:)

Fixe o teu blog.

beijinhos

February 17, 2009 at 3:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esse gajo ai em cima que se diz Engenheiro, esse Fabio Mostardinha, que agora pensa que esta em Madrid mas afinal esta nos arrabaldes, deve ter tirado o cusro em Aveiro, nao???

;-)

Para quando a ponte aerea Madrid-Londres, entre as duas grandes comunidades C13?

March 2, 2009 at 10:39 AM  

Post a Comment

<< Home